Este ano assistimos a várias alterações gráficas por parte de grandes empresas. A vontade de refrescar toda a identidade, bem como alterar e dar uma maior assertividade à marca foram algumas das razões para estas alterações.
Recentemente, no mês de Julho, vimos mais uma empresa automóvel a “retocar” a sua imagem. A Toyota apresentou uma nova identidade gráfica para o mercado europeu com uma reformulação do seu logótipo. “A nova identidade visual é caracterizada pela sua simplicidade e foi concebida com base em quatro princípios-chave: imagem vanguardista, vocacionada para mobile (acesso através de smartphone), de topo, uma vez que projecta uma imagem de alta qualidade e ultra consistente em todas as unidades de negócios e submarcas”. A marca justifica que devido ao grande reconhecimento, a opção pela queda da insígnia faz com que o logo seja destacado, tornando o design mais simples e surgindo em 2D. Esta filosofia passa pela vontade de quererem apresentar-se como “empresa de mobilidade” e não apenas de produção de automóveis, como atesta o comunicado da empresa.
Mas ao longo do presente ano foram várias as marcas que alteraram a sua identidade visual, com vista a um posicionamento mais vincado, outras para modernização da sua linguagem visual. E quais foram essas marcas?
A marca de correios nacional deixou cair o cavalo que a caracterizava e optou por um linha de grande simplicidade com a apresentação de um logo simples com as inicias da marca. Esta nova identidade pretende “dar mais força e coerência à comunicação, mas também facilitar a compreensão da organização da marca nas suas múltiplas valências”.
Também recentemente o site de venda online OLX apresentou uma nova identidade gráfica. A nova identidade visual monocromática e minimalista irá substitui a anterior, com a vontade de dar maior confiança, dinamismo e energia aos clientes. Para este desenvolvimento gráfico foi criada uma tipografia personalizada, com recurso a cores vibrantes e com diretrizes de fotografias (in publicitarioscriativos.com)
A Yahoo e a BMW também decidiram alteras as suas identidades gráficas com propósitos mais simples e leves adequados às várias finalidades online e offline. O processo de criação ou renovação de identidades gráficas é algo que deve ser encarado com atenção aos detalhes, porque é a primeira impressão que refletimos juntos dos consumidores.
Leave a Reply